Esporte Clube Sírio
BUSCA:
Esporte Clube Sírio
Curta nossa página no Facebook Siga nosso perfil no Twitter Veja as novidades do Clube no Instagram

O Clube

Dezembro de 1951 Membros da Comissão de Obras, em frente às obras da primeira sede social no terreno da Avenida Indianópolis: Ibrahim Cury, Eduardo Tamer, Ignácio Abdulkader, Salim Rizkallah Jorge e Subhe Hanna Chaccur.

Fundado em 14 de julho de 1.917, o Esporte Clube Sírio começou com uma festa. Jovens imigrantes sírios e libaneses comemoravam, neste dia, o aniversário de Milhem Simão Racy, num quarto de pensão na rua Augusta, e lhe deram de presente a primeira presidência do então batizado “Sport Club Syrio”.

Pouco tempo depois foi alugado um conjunto em um prédio na rua do Comércio, local que serviu como sede até 1920.

Nos primeiros tempos o Sírio tinha como principal objetivo a prática de esportes, promovendo suas atividades nos clubes Germânia (atual Pinheiros) e o Floresta (atual Espéria). O primeiro treino de futebol, em 12 de agosto de 1917, aconteceu na Companhia Antártica, hoje Parque Antártica.

Em setembro do mesmo ano foi instituído o distintivo do clube, com o monograma utilizado até a década de 70.

Em 20 de janeiro de 1918 o time fez seu primeiro jogo oficial no Clube Floresta. Apesar de ter perdido na estréia (3×2) para o time dos Cronistas Esportivos, levantou, naquele ano, o campeonato da 2ª divisão de futebol.

1952 O jardim e play-ground em fase adiantada de construção. Ao fundo as quadras de esporte e o local onde futuramente seria construído o ginásio principal.

Antes de completar um ano de atividades, em junho de 1918, o “Sport Club Syrio” tinha 150 associados. Seu crescimento fez com que, no início de 1920, a sede social fosse transferida para um conjunto na rua Florêncio de Abreu. Ao mesmo tempo, alugou-se no Parque São Jorge como sede esportiva. Mas isso parecia muito pouco para abrigar tantas futuras conquistas. No início da década de 20 o Sírio adquiriu uma área de 45.000 m² na Ponte Pequena, local próximo a diversos clubes de São Paulo, para onde transferiu sua sede social e esportiva, composta na época por quatro quadras de tênis, uma quadra de basquete, um campo de futebol e um lago para prática de esportes náuticos.

1979 Após um período de entresafra de jogadores, o Sírio formou uma equipe de primeira linha, de nível internacional, visando a conquista do título de Campeão Mundial. O objetivo foi alcançado em 1979, vencendo o time do Bosna Saravejo, em memorável campeonato realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O time campeão do mundo: Luizão, Oscar, Larry Williams, Dodi, Agra, Saiani, Claudio Mortari (técnico), Mike, Renatão, Paulinho, Marcelo Vido, Marcel, Marquinhos e Russo. Esta foi a primeira estrela dourada colocada na bandeira do Esporte Clube Sírio pelo então Governador do Estado, Paulo Salim Maluf. 1979.

São Paulo cresceu de forma impressionante, novos bairros se formaram, muitas famílias e outros clubes transferiram-se para zona sul da cidade.

O Sírio não foi exceção. Sua pujança levou a diretoria a vender a sede da Ponte Pequena em 1949 e, com o apoio de um grupo de sócios abnegados, a adquirir vários lotes de terreno no “Caminho do Aeroporto” para abrigar o novo Esporte Clube Sírio, com espaço suficiente para atender ao crescente número de associados. As obras do primeiro prédio no novo endereço da Av. Indianópolis tiveram início em 1950. O primeiro Plano Diretor, elaborado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, com a participação de Roberto Burle Marx traçou a forma atual do Clube, na época apelidado de “A joia do Aeroporto”.

Esforço e dedicação de diretores e associados, com decisivo suporte de grandes beneméritos, fizeram do Sírio um patrimônio respeitável. As conquistas esportivas sucederam-se, especialmente as das equipes de basquete, culminando com a conquista do Campeonato Mundial Interclubes. Um título que certamente motivou muitos outros jovens dentro e fora do Sírio para a saudável prática esportiva.

1982 A Segunda estrela dourada na bandeira do Esporte Clube Sírio. O tenista Willian Kiriakos, torna-se campeão mundial infantil aos 10 anos de idade, ao vencer o campeonato nas categorias simples e de duplas na Venezuela.

Este troféu mundial de basquete está representado em uma das estrelas amarelas no atual emblema do clube. A segunda estrela é mérito do tenista William Kiriakos, associado vencedor do mundial infantil, em 82.

Em 2000, o Esporte Clube Sírio concretizou mais uma importante etapa da sua brilhante história ao inaugurar o prédio da nova sede, incorporando mais 11.000m² à sua área construída. Em 2007, o Sírio completou 90 anos de fundação, com grandes festividades durante todo o ano, culminando no grande jantar de comemoração. E como a vocação do Clube é o crescimento, no ano de 2008 iniciou-se um grande sonho, a construção da moderna Academia, que reúne tudo o que há de mais avançado em aparelhagem e estrutura para o associado. A inauguração da Academia Sírio aconteceu no dia 8 de março de 2009. No mesmo ano de 2009 o Sírio imortalizou a sua magnífica história com a inauguração do Memorial Sírio, onde o visitante viaja por 92 anos de história, contada por troféus, medalhas, fotos, flâmulas… Com 5.500 associados e profundamente integrado à vida paulistana, o Esporte Clube Sírio faz parte da elite dos clubes sócio-culturais e esportivos de São Paulo, oferecendo o que há de mais moderno em matéria de lazer, cultura e esporte para todas as idades e, ao mesmo tempo, cultuando a preservação das tradições, dos costumes e da hospitalidade árabe no Brasil.



voltar topo home
Veja as novidades do Clube no Instagram Siga nosso perfil no Twitter Curta nossa página no Facebook FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE. CURTA, DIVIRTA-SE E INTERAJA!
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business