web design: spazio
a
HOME - SQUASH - HORÁRIOS E AULAS - CAMPEONATO INTERNO - RANKING - LINKS - CALENDÁRIO - SUGESTÃO

 

O Squash (de acordo com suas origens), pronuncia-se "squósh", é um esporte antigo, que surgiu por volta do começo do século XIX. Existem versões diferentes para seu surgimento.

VERSÃO 1 - O Squash começou a ser praticado por internos da prisão Fleet Debtors, na Inglaterra, que o chamavam de "rackets". Os detentos usavam bastões em vez de raquetes e uma bola sólida, arremessada contra o muro da penitenciária O esporte foi levado para fora da prisão com o nome de "Game of Rackets". Com o tempo o nome mudou para "Squash Rackets" por causa da bola que passou a ser utilizada, mais lenta e macia. Ao longo dos anos, o Squash foi sofrendo modificações, a palavra "rackets" foi retirada de seu nome, e tornou-se um esporte perfeitamente adaptado ao estilo moderno.

VERSÃO 2 - A princípio havia o jogo da "Péla" um jogo com uma longa história, que se praticava num enorme celeiro com uma bola dura, e com raquetes que eram versões mais fortes da atual raquete de Squash. Acredita-se que o jogo da "Péla" foi o pai do Squash, visto que a maioria das regras, as marcações do campo e a gíria são as mesmas.
Conta-se que o Squash se desenvolveu há cerca de 150 anos em Harrow School, quando alguns rapazes que esperavam pelo seu jogo da péla se puseram a bater uma bola numa área aberta com três paredes fora do verdadeiro campo. Eventualmente, foi-lhes pedido que se abstivessem dessa prática, talvez por causa do ruído ou dos vidros partidos. Se queriam jogar, que usem uma bola do tipo macio ou de amassar (Squash). Os rapazes descobriram que podiam fazer com esta bola coisas que não podiam fazer com a bola dura do jogo da "Péla". Alguns ficaram manifestamente tão encantados com este novo jogo que continuaram a jogá-lo em alpendres adequados ou noutras áreas das suas casas, e no virar do século já se tinha tornado suficientemente popular para que o Bath Club de Londres mandasse instalar campos para o novo jogo de "Squash rackets".
Em 1874, num manual de instruções para desportos de raquete, encontra-se uma breve referência ao Squash no capítulo dedicado ao jogo da "Péla", o jogo estava tornar-se muito popular.

VERSÃO 3 - O Squash surgiu na Fleet Prison, de onde os prisioneiros foram transferidos para a Austrália. Jonah Barrington declarou certa vez, que isso explicaria o interesse demonstrado pelos australianos no Squash.
Segundos alguns estudiosos, destas três versões a segunda pode ser confirmada pelo fato de que ainda existir um bom número de campos bastante esquisitos com dimensões peculiares espalhados pelas redondezas da Harrow School, sugerindo que a determinada altura as famílias construíram os seus campos próprios.
Por volta da Primeira Guerra Mundial, um certo número de clubes sociais de Londres tinha construído campos, todos baseados nas dimensões dos campos originais do Bath Club e do Lords. Tais dimensões continuam em uso até hoje. Contudo, embora as dimensões se mantivessem constantes, a localização e a construção variavam imenso; alguns, como o do RAC e do Lansdowne, encontravam-se na mesma área de piscinas aquecidas, o que os tornava desconfortavelmente quentes, enquanto os campos "murados exteriores" do Lords, Queens e Hurlingham implicavam o risco imediato de pneumonia. As alturas dos tetos e o material das paredes também variaram muito e durante muito tempo, clubes diferentes, e de fato a única dimensão que não era padrão era a altura da "chapa" na parte de baixo da parede dianteira.


Jahangir Khan x Jansher Khan


Antes de ter sido normalizado na Inglaterra, o jogo foi descoberto nos Estados Unidos. Os pioneiros americanos desenvolveram uma forma de jogo diferente, jogada com uma bola dura num campo mais pequeno. A diferença entre o jogo com bola macia internacional e a versão americana com bola dura, consiste no fato de no primeiro os jogadores perseguem uma pequena bola preta pelo campo, enquanto no segundo há uma pequena bola preta que persegue dois jogadores pelo campo.
No início jogava-se Squash apenas por prazer, mas pouco depois da Primeira Guerra Mundial começaram os campeonatos mundiais, internacionais e regionais de Squash. Em 1929 foi fundada a Squash Rackets Association que se tornou o corpo dirigente deste jogo, não apenas em Inglaterra, mas em todo o mundo onde se joga Squash. Um dos seus primeiros atos foi instituir o Campeonato Open. Para abrir o campeonato foi designado um dos maiores jogadores da época, Charles Read, que entrou depois em desafio com outro profissional inglês Don Butcher, por quem foi derrotado. Todavia foram os egípcios que dominaram o Open, com Amr Bey antes da Segunda Guerra Mundial e Mahmoud Karim depois dela.
Em 1950 surgiu o primeiro dos grandes paquistaneses __ Hashim Khan, seguindo de seu irmão Azam e depois de seu primo Roshan, pai de Jahangir, o melhor jogador do mundo durante a maior parte dos anos oitenta. Nos intervalos do domínio dos Khan, o jogador inglês Jonah Barrington ganhou seis vezes o título, e Geoff Hunt da Austrália oito. Hashim Khan é considerado o maior jogador de todos os tempos pela sua rapidez e eletrizante, ainda joga apesar de sua avançada idade.
Nos dias atuais aproximadamente 15 milhões de pessoas jogam Squash no mundo todo. O esporte é praticado em 112 nações, entre as quais Inglaterra, Austrália e Paquistão, que dominou o Squash na maior parte dos últimos quarenta anos, e onde vive o atual melhor jogador do mundo, Jansher Khan, de 27 anos.

Squash no Brasil

A primeira quadra de Squash surgiu no Brasil no inicio deste século nas minas de ouro de Nova Lima - MG, trazida por engenheiros ingleses.
Em clube esportivo a primeira quadra surgiu no clube SPAC (São Paulo Athletic Club) na década de 30.
No final da década de 70 e inicio de 80, o primeiro boom do Squash começou com a construção de quadras em clubes e academias de São Paulo e Rio de Janeiro.
No final de 80 novas quadras foram construídas no Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e também em Belém do Para.
A primeira federação a ser fundada foi a do Rio de janeiro em 1982, por filho de ingleses liderados por John Hughes. Depois veio a Federação Paulista de Squash com Luís Frisoni. A Associação Brasileira de Squash foi fundada em 1985 tendo com seu primeiro Presidente - Carlos Salem.
Depois foram fundadas as federações de Minas Gerais (Marcus Guimarães e Alexandre Moreira), Paraná (Cassibo Buffara / José Baggio) e Rio Grande do Sul ( Luiz Augusto Borges, Marcos Bastian e Emílio Fernandes).
A Confederação Brasileira de Squash foi oficialmente fundada no dia 21 de Junho de 1991 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro com apoio do então Presidente do COB, Dr.Andre Gustavo Richer e do Presidente da CBDT (Confederação Brasileira de Squash) - Dr.Aloisio Amorim. Após a regularização das federações estaduais a CBS teve sua primeira eleição em 1994 tendo sido eleito o Sr.Fernnado Mont’alverne, ex-presidente do Rio Squash Clube o único e principal clube de Squash do Pais. O Sr.Fernando Mont’alverne foi reeleito por unanimidade em 1996. A CBS filiou-se ao COB em 1994.
Hoje a CBS tem 8 (oito) federações filiadas incluindo as Federações de Santa Catarina (Nelson Ribeiro Neto), Brasília (Fernando Melo) e Espírito Santo (Luiz Cunha Lima).
Kiko Frisoni de São Paulo dominou o Squash Brasileiro e sul-americano desde seu inicio tendo sido o único deca-campeão brasileiro (10 vezes) e venceu no total 11 campeonatos Brasileiros e diversos campeonatos sul-americanos.
Juntamente com Paulo Troyano também de São Paulo, liderou o Squash Sul-americano ate o final da década de 80.
No feminino tivemos a paulista Denise Pastore, diversas vezes campeã brasileira e Sulamericana, depois tivemos Karen Redfern que desde o final da década de 80 ate os dias de hoje e uma das principais atletas brasileiras.
Também tivemos a mineira Flavia Roberts, a melhor brasileira classificada no ranking mundial em 17 lugar em 1988, que esta radicada na Inglaterra e somente a partir de 1994 começou a jogar por equipes brasileiras e tendo sido campeã brasileira em 1996.
E nos dias de hoje além das duas atletas temos a carioca Adriana Moura, diversas vezes campeã carioca e brasileira.
No masculino depois de Kiko Frisoni, tivemos o atleta Mário de Oliveira (do Paraná, mas radicado em São Paulo) e depois o Atleta do Rio de Janeiro, Luís Eduardo Borges (o feijão) sendo o primeiro atleta fora de São Paulo a conquistar um campeonato Brasileiro em 1994 e outro carioca surgiu com excelente nível, Paul Conolly Campeão Brasileiro em 1995 e Primeiro Campeão Mundial Universitário em 1996. Paul sofreu uma seria contusão praticando esqui-aquatico e retorno as quadras no final de 1998.
Outro grande atleta que após anos estando anos entre os melhores atletas, é Ronivaldo Santos Conceição, também de São Paulo sagrando-se Campeão Brasileiro em 1997 e Bi-Campeão em 1998.
Ronivaldo é um exemplo para o esporte brasileiro, sendo uma atleta negro (uma exceção no esporte) e humilde - iniciou com limpador de carros em clube, conquistou no esporte seu desenvolvimento e aprimoramento intelectual, esportivo, social e financeiro. Um verdadeiro vencedor em nossa sociedade.
Hoje o Squash é praticado também nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceara, Maranhão, Goiás , Sergipe; num total de 19 estados.
Hoje contamos com aproximadamente 80.000 praticantes e 1.000 quadras.
No âmbito internacional também temos a Confederação Sulamericana e a Federação Panamericana de Squash, onde o Brasil participa efetivamente com o Secretario e membros nos comitês de arbitragem e de treinadores e desenvolvimento juvenil. A Federação Panamericana de Squash é responsável direta pela participação do Squash nos Jogos Panamericanos e em sua inclusão nos Jogos ODESUR (Sul-americanos) Jogos Centro Americanos (ORDECA) e Jogos Centro Americanos e do Caribe (ODECABE).
O Objetivo conjunto da World Squash Federation e de suas afiliadas, Federacion Panamericana de Squash, European Squash Raquets Federation, African Squash Federation, Asian Squash Federation e Oceania Squash Federation é a inclusão do Squash no Programa de Atenas 2004.


Karen (à esquerda), Rafael Alarcon e Ronivaldo (amarelo).

PARA CONHECER AS REGRAS CLIQUE AQUI

 

SQUASH EM COMPARAÇÃO

 

ATIVIDADE
CALORIAS EM 1H
Squash (competição)
760
Corrida 10 Km
664
Natação (crawl rápido)
561
Basquete (competição)
532
Tênis (competição)
525
Vôlei (competição)

525

Aeróbica
482
Step (30 subidas/min)
447


Emagreça com o "squash"


Descubra as vantagens desse esporte, que queima até 800 calorias por hora e faz o maior sucesso em clubes e academias.
Imagine uma partida de tênis dentro de uma sala fechada, onde as paredes também fazem parte da quadra. O squash é mais ou menos assim, e tem tantas vantagens que se tornou o terceiro esporte que mais cresceu em todo o mundo nos últimos cinco anos, só ficando atrás do triathlon e do mountain bike. Conheça melhor esse jogo e descubra agora porque ele faz tanto sucesso:

 

O que o squash faz pelo seu corpo
- modela as pernas e o bumbum
- fortalece os musculos peitorais e as costas
- deixa os braços mais definidos
- aumenta o fôlego
- emagrece (600 a 800 calorias por hora)


Equipamento necessário
- raquete de squash (cerca de R$ 200,00)

- bolinha (cerca de R$ 12,00)

- roupa bem leve:
camiseta, short para meninos e
short ou minisaia para meninas,
- meias e um tênis para praticar esportes indoor


Para não se machucar
- O ideal e fazer primeiro uma avaliação física e checar como está o seu fôlego, já que o squash exige demais do coração e dos pulmões

- comece a jogar com moderação e aumente o ritmo aos poucos

- não esqueça o aquecimento. Correr um pouco na esteira ou fazer bicicleta, além de encarar um alongamento é muito importante

- sempre que for jogar use algum modelo de óculos esportivo (mais resistente - cerca de R$ 70,00) para proteger seus olhos das boladas

Regras principais
A quadra mede 63 m2 e é dividida ao meio por linha que separa os jogadores só na hora do saque o saque é livre, batido cruzado contra a parede da frente, a bola deve cair no campo do advesário a bola pode bater em qualquer parede várias vezes, mas só pode quicar no chão uma vêz antes de ser rebatida, alternadamente, por cada jogador vence um game quem chegar primeiro a 15 pontos e o jogo pode ser disputado numa melhor de três ou em cinco games.

FOTOS ATUAIS:



Jonathan Power (vermelho) X Power Nicol...

...a maior rivalidade atual no squash.

Thierry Lincou, uma promessa francesa.

LUGARES EXÓTICOS


Al-Ahram 2001

Hurghada 2000